Unidade de Conservação

Mapa UC 2017 - SITE

 

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas (Sema) realiza a gestão de 42 unidades de conservação (Ucs), sendo oito de proteção integral e 34 de uso sustentável, totalizando 18.907.378,34 hectares de floresta legalmente protegidos, o que representa 12,13% da área do Estado. O Amazonas possui 97% da sua cobertura vegetal inteiramente preservada, e a Sema atua com ações constantes para assegurar a preservação e impedir o desmatamento.

As UCs de uso sustentável têm como o objetivo básico compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável dos recursos naturais. Já as que compõem o grupo de proteção integral, têm o intuído de preservar a natureza, sendo admitido apenas o uso indireto dos recursos naturais.

Além de prevê a manutenção da floresta e garantir a conservação dos recursos naturais, por meio de políticas públicas, gestão, projetos, monitoramento e áreas protegidas, a Sema também trabalha para a melhoria da qualidade de vida da população que tem no patrimônio florestal o seu maior bem.

Dentro das UCs, por exemplo, existem com 26.431 famílias em 1030 comunidades que recebem suporte da Sema com capacitação, educação ambiental, projetos, entre outras inciativas que visam a preservação do meio ambiente e a valorização dessas comunidades. Para fortalecer a gestão das UCs, a Sema, com apoio do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA), emprega continuamente esforços para a realização de diagnósticos, estudos biológicos, sociais e fundiários para a elaboração e aplicação dos planos de gestão dessas unidades.

 

Confira as UC do Amazonas:

UC Federal

UC Estadual

UC Municipal

Terra Indígenas