Sala de Situação

A ANA tem, dentre suas atribuições definidas no Art. 4º da Lei nº 9.984/ 2000, a tarefa de planejar e promover ações destinadas a prevenir e minimizar os efeitos de secas e inundações no âmbito do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh), em articulação com o órgão central do Sistema Nacional de Defesa Civil, em apoio aos estados e municípios.

Face à ocorrência de sucessivos eventos críticos e à necessidade de acompanhá-los em tempo real, de forma sistemática e pró-ativa, fornecendo respostas com maior agilidade e precisão, foi criada a Sala de Situação da ANA, cujo principal objetivo é acompanhar as tendências hidrológicas em todo o território nacional, com a análise da evolução das chuvas, dos níveis e das vazões dos rios e reservatórios, da previsão do tempo e do clima, bem como a realização de simulações matemáticas que auxiliam na prevenção de eventos extremos.

A Sala de Situação do estado do Amazonas conta com uma serie de recursos e equipamentos sofisticados e tem como finalidade o monitoramento hidrológico e meteorológico e suporte para prevenção de eventos críticos tais como inundações, secas, tempestades e queimadas.

IMG_9105


 Boletins Hidrometeorológicos

Os boletins hidrometeorológicos têm como objetivo divulgar informações sobre cota dos rios e precipitação de fácil análise e sua finalidade é ajudar os órgãos competentes a tomada de decisão para acontecimentos de eventos críticos que possam vir prejudicar a sociedade.

Boletins 2016

Boletins 2017