O Parque Estadual Sumaúma foi criado através do decreto nº23.721 de 5 de setembro de 2003 com uma área de 51 hectares. É a primeira Unidade de Conservação Estadual localizada na cidade de Manaus, Amazonas, Brasil.

A criação desta Unidade de Conservação é parte do programa de Unidades de Conservação da SDS/IPAAM (Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas), porém é um resultado do bairro da Cidade Nova – local que abriga o parque – do grupo de voluntários de Fragmentos Florestais Urbanos, da Assembléia Legislativa e de instituições governamentais, numa tentativa de proteger uma das poucas áreas verdes preservadas na cidade de Manaus.

Os moradores do entorno do Parque participaram ativamente do processo de criação desta Unidade de Conservação e atualmente colaboram nas atividades de vigilância decisões pertinentes à implementação do Sumaúma, tais como: desenvolvimento de atividades de capacitação para melhor atuação dentro do Parque, mobolização de comunitários, discussão sobre infra-estrutura e formação do Conselho Gestor do Parque Sumaúma.