A Fundação Vitória Amazônica (FVA) com apoio da Secretária de Estado do Meio Ambiente (SEMA) realizará nos dias 15 e 16 de novembro, o “Encontro de Extrativistas da bacia do Rio Negro” na comunidade de Terra Nova, Rio Unini, no município de Barcelos (a 399 quilômetros de Manaus).

O objetivo é fortalecer a produção e conversar com as lideranças sobre as cadeias produtivas extrativistas da bacia do Rio Negro, estabelecendo laços de confiança de forma direta entre o produtor e o comprador através do “Pacto Extrativista”.

O evento faz parte do conjunto de ações previstas e integradas definidas no Plano de Ação do Comitê de Piaçaba no Estado do Amazonas, que por sua vez, é resultado de estratégia proveniente do Termo de Cooperação Técnica (Processo nº 1388/2013), coordenado pela SEMA e demais parceiros.

A Cooperativa Mista de Agroextrativismo do Rio Unini (COOMARU) é uma das cooperativas do interior do Estado contemplada com os recursos voltados a modalidade de inclusão produtiva com o projeto “Fibras do Rio Negro”, aprovado pelo Fundo de Promoção Social (FPS), segundo o Edital nº 001/2016.

O projeto de fabricação de vassouras aprovado pela COOMARU, prevê inovar nas relações de produção e comercialização dos extrativistas de fibras naturais, agregando valor no local e escoando o produto para mercados institucionais e abertos, instituído pela lei nª 4366 de julho de 2016 do Estado do Amazonas.

Na oportunidade estarão presentes as lideranças de diversas bacias como Jaú, Puduarí, Demeni, Aracá, Padauir, Unini, representantes de Cooperativas do ramo Agroextrativistas e Instituições do Governo.